Por necessidade ou por opção, cada vez mais conheço pais que colocam seus filhos para dividirem o mesmo quarto, assim como muitos faziam quando éramos crianças.
A experiência de dividir o quarto com os irmãos pode se tornar um grande aprendizado para a vida. Aprendemos a dividir espaços, respeitar os limites da outra pessoa e a tolerar as diferenças, afinal, ninguém é tão organizado ou bagunceiro exatamente como a gente, né?
Mas de toda esta vivência, acho que aprender compartilhar a vida, as nossas histórias e os nosso sonhos é o mais bacana! Eu me lembro de pequenina adorar as longas conversas com minha irmã antes de pegar no sono, ou as brincadeiras em conjunto quando o nosso quarto virava um universo de fantasias.
A decoração destes ambientes compartilhados sempre é uma dúvida! Como organizar o espaço que muitas vezes é pequeno, pode virar um desafio.
Então, para ilustrar, separei algumas referências que vão lhe ajudar nesta tarefa.
Se o quarto for comprido e estreito, você pode optar por encostar as camas na parede e posicioná-las como na imagem abaixo, abrindo mais espaço para circulação. Dá para usar um tecido adesivo legal na parede, ou até almofadas e rolos para proteger um pouco mais a lateral das camas.
Para meninos, você pode aproveitar os temas preferidos dos pequenos para usar nos detalhes, não precisa encher o quarto de super heróis, mas com um pouco de criatividade dá para deixar o quarto bem descolado e divertido!
E quando o segundo filho chega? Sempre tem espaço para mais um né? Adorei esta opção: berço e cama, sem maiores invenções, cores neutras com alguns detalhes de cor e nem preciso dizer que amei as letras dos nomes de cada um sobre as camas!
E aí, a molecada cresce! E mesmo dividindo o mesmo quarto acho que um toque de individualidade pode cair bem. Neste caso, a imaginação pode ir mais longe, adorei o quarto da referência abaixo: cada um tem seu espaço, num tipo de beliche sob medida. Em baixo das camas, um ambiente de estudo para cada uma!
A imagem me fez lembrar das longas conversas, das noites de festa, das experiências trocadas e de tantos sonhos compartilhados!
E você, teve seu próprio quarto ou dividiu com seus irmãos?
(referência: Pinterest/Google)